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06 dicas para uma gravidez saudável

Categoria: Saúde
Data: 02/02/2017
Por: Rede Clinica Popular

A gravidez é um marco muito especial para todas as mulheres e seus familiares, então veja aqui como cuidar da sua saúde e ter uma gravidez saudável.

  1. Comece seu pré-natal o quanto antes

Assim que pegar seu teste de gravidez positivo, decida onde vai fazer o pré-natal e marque a primeira consulta com um médico obstétrico que possa te acompanhar durante a gestação. Um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê.

  1. Alimente-se bem

Sabe aquela história de comer por dois? Cuidado com isso: não é preciso comer mais porque está grávida, mas é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável.
Muitas mulheres param de comer certo tipo de alimento por causa do enjoo, mas é sempre possível arranjar um substituto que tenha valor nutricional parecido. Na sua dieta inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteína e laticínios em geral.

  1. Faça atividade física regularmente

Fazer exercícios dá a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e aguentar o estresse físico do parto contribuindo para que você entre em forma mais rápido depois que o bebê nascer.
Já está acostumada a se exercitar? Pode continuar com a mesma atividade, desde que esteja se sentindo confortável. Converse com a pessoa que orienta seu treino e avise que está grávida e cuidado com exercícios de grande impacto. Procure atividades mais leves, como caminhadas, natação, hidroginástica e ioga.

  1. Não tome remédios sem falar com o médico

Agora que está grávida, não tome nenhum tipo de remédio sem antes perguntar para o médico se pode.
Se você costuma usar algum medicamento, pergunte na primeira consulta do pré-natal se vai poder continuar tomando. No caso de tomar remédio para hipotireoidismo, mantenha a medicação e marque a consulta o quanto antes.
Faça uma lista e verifique com o médico o que vai poder tomar se precisar.

  1. Pare de fumar e de beber

Mulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter um bebê de baixo peso. Quanto antes você parar de fumar, mais o bebê vai se beneficiar.
Se você não conseguir parar, qualquer redução no número de cigarros que você fuma por dia já facilita um pouco a vida do seu bebê.
Não consuma bebidas alcoólicas regularmente. O álcool chega rapidamente ao bebê pela placenta, e a grande ingestão de álcool durante a gravidez está ligada a doenças da síndrome alcoólica fetal, que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves.
Beber muito, mas de uma vez só, numa saída à noite, por exemplo, também é prejudicial. O mais garantido é seguir a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e não beber durante a gravidez.

  1. Descanse

O cansaço e o sono que você sente no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez não são nada mais que seu corpo pedindo para você pegar leve.
No melhor dos mundos, uma soneca todo dia depois do almoço seria perfeita. Se não dá, tente dar uma relaxadinha de meia hora, pôr os pés para cima, do jeito que conseguir.
Não estranhe se começar a preferir ficar em casa em vez de sair à noite. Escute seu corpo.
Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir bem.

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