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A importância das fibras na melhora da qualidade de vida

Categoria: Alimentação
Data: 14/02/2017
Por: Rede Clinica Popular

A fibra é um importante aliado para a melhora da qualidade da alimentação e de vida. Isso porque ela ajuda no funcionamento do intestino, regula a absorção de gordura pelo corpo e contribui para o aumento da saciedade prolongada, sendo primordial para a redução de peso.

As principais fontes de fibras alimentares são vegetais, frutos e grãos integrais, leguminosas (alimentos do grupo do feijão).

As fibras alimentares atuam, principalmente, no trato gastrintestinal, servindo como “alimento” para a microflora naturalmente presente no intestino grosso. Além disso, as fibras regulam a velocidade de digestão e absorção dos nutrientes, promovendo um trânsito intestinal normal, e ajudam na prevenção de algumas doenças, como câncer, diabetes, doenças do cólon, entre outras.

Por reduzir os níveis pós-prandiais da glicose e melhorar a resposta à insulina, a fibra alimentar também pode ajudar a prevenir e tratar o diabetes. Em indivíduos com diabetes tipo 1, observa-se que o melhor controle da glicemia pode diminuir os quadros de hipoglicemia.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, recomenda o consumo de 25 g/> de fibras alimentares ao dia para adultos, e acrescenta que, se a alimentação contiver quantidades adequadas de cereais, tubérculos, raízes, frutas, hortaliças, leguminosas, essa quantidade de fibras será atingida.

Por isso, lembre-se de sempre incluir alimentos ricos em fibras na sua alimentação, como pães integrais, arroz integral, aveia, frutas e hortaliças.

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