Noticia Blog

Já ouviu falar em Coqueluche? Saiba o que é:

Categoria: Saúde
Data: 21/03/2017
Por: Rede Clinica Popular

coqueluche  é uma doença infecciosa séria e transmissível, que atinge o aparelho respiratório causada pela bactéria Bordetella pertussis e atinge na maior parte das vezes bebes menores de 6 meses  e aqueles que não tomaram vacina DTP em 3 doses. Esta doença evolui em três fases sucessivas, a fase catarral que se  manifesta em forma de gripe com febre, coriza e mal-estar e em seguida, com acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos, dificuldade de beber, comer e respirar. Após a fase aguda  os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. Esta doença ainda pode causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.

Transmitida principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa não vacinada, ou aquelas que são imunodeprimidas, através de gotículas de saliva expelidas por  tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente. A coqueluche é especialmente transmissível na primeira fase da doença, aonde há proliferação de catarro  e em locais com aglomeração de pessoas.

Sua prevenção se dá por meio de vacinação, com no mínimo 3 doses e também através de higienização das mãos sempre que necessário.

Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.

Portanto, previna-se procurando saber se seu calendário de vacinação, está em dia, vale a pena se cuidar!

Lembre-se da importância de sempre consultar um especialista.

Deixe seu comentário: