Noticia Blog

Mãe de primeira viagem? 10 Dicas para cuidar melhor do seu bebê.

Categoria: Saúde
Data: 02/05/2017
Por: Rede Clinica Popular

10 Dicas para cuidar melhor do seu bebê

Chegando o dia das mães, preparamos para você uma matéria para que você se sinta mais tranquila em relação ao seu bebe.

Para que você saiba, o bebê  é considerado recém-nascido até o 28º dia de nascimento. Sabemos o quanto as famílias ficam tensas e preocupadas em relação a fragilidade e a saúde do bebê, por este motivo preparamos 10 dicas que vão auxiliar a família a cuidar de seus pequenos e também esclarecer algumas dúvidas que certamente surgem nesta fase.

 1 – Como limpar o Umbigo do seu bebê?

Para limpar o umbigo do seu bebê, basta um cotonete ou um pedaço pequeno de algodão humedecido em álcool, passe na área do curativo, de duas a três vezes por dia, isso evita futuras infeções, também e bom limpar em torno de todo o umbigo e mesmo depois da queda do curativo, continue limpando, por até quatro dias.

 2- Será que o bebê está com cólica ou apenas fome?

O bebê quando chora porque está com cólica, normalmente chora no final da tarde ou durante a noite e isto tende a diminuir após o 4º mês de vida do bebê, já que seu aparelho digestório estará mais maduro. Quando chora de fome, este choro costuma ser de forma irritada e bem agitada e ainda por um longo período.

3 – E se for cólica, o que posso fazer?

Primeiramente, procure estar atenta e ao mesmo tempo calma, sua ansiedade tende a prejudicar ainda mais o seu bebê. Tente criar um ambiente bem tranquilo e silencioso, colocar uma musica suave, também pode ajudar, dar um banho quentinho e durante o banho massagear sua barriga, também auxilia bastante a melhorar a cólica do seu bebê.

4- A minha alimentação pode provocar cólica no bebê?

Não há nada comprovado, porem sabemos que alguns alimentos podem sim contribuir para a cólica do bebê como os doces, chocolates e refrigerantes.

5- Há alguma forma de ter mais leite nos seios?

Oferecer o seio ao bebê com frequência, ingerir bastante líquido, repousar e evitar o estresse, são imbatíveis para formação do leite.

6- A cada mamada o bebê tem de arrotar?

Sim, o bebê deve arrotar após cada mamada. É muito importante que seu bebê arrote todas as vezes que mamar. Assim, você estará evitando que seu bebê se engasgue com o leite.

 7- E para dormir, existe uma melhor posição para deixa-lo?

De barriga pra cima, ou de lado são as melhores posições. Estas duas posições diminuem os riscos de engasgar ou até mesmo de se asfixiar no próprio travesseiro.

8- Como desentupir o nariz do recém-nascido?

Soro fisiológico costuma ser bem eficaz. Há duas forma de aplica-lo, pelo conta-gotas ou por spray.

 9- Preciso trabalhar, ou sair, o que fazer se meu bebê só aceita meu peito?

O bebê deve ser alimentado pelo leite da mãe, até pelo menos  seis meses. Caso aconteça de você não estar presente no momento da amamentação, o melhor a fazer é interromper o que você estiver fazendo para amamenta-lo ou tirar seu leite e deixá-lo guardado na geladeira.

10- O que fazer quando o seu bebê troca o dia pela noite?

Você precisará de paciência. É muito comum os bebês trocarem o dia pela noite, porém há algumas coisas que podem ser feitas para auxiliar seu bebê a entrar no ritmo. Dê a mamada apenas quando ele tiver fome. Deixe o seu bebê chorar um pouco; é comum ele voltar a dormir sozinho. Durante o dia, abra as janelas, deixe o sol e o ar entrar em circulação. Durante a noite, procure deixar as luzes apagadas e elimine as mamadas de madrugada, gradualmente. Com o tempo, seu bebê se acostumará e perceberá que as noites são feitas para dormir.

Deixe seu comentário: