Noticia Blog

Cuidado com a hipertensão!

Categoria: Saúde
Data: 09/05/2017
Por: Rede Clinica Popular

Hipertensão, mais conhecida como pressão alta, é uma doença que não tem hora para surgir. São várias as causas e na maioria das vezes, problemas renais, tireoidite, gestação e abuso de alguns medicamentos, podem causar a hipertensão. Atualmente até as crianças podem ter pressão alta,  além de jovens, adultos e idosos.

A pressão alta é considerada quando aferida e apresentar índices iguais ou superiores a 14 por 9.  Ela também difere ao longo do dia, em repouso, relaxados ou dormindo, a pressão normalmente permanece baixa, já exercendo atividade física, em movimento e sob estresse, a pressão tende a subir.

Pessoas hipertensas podem ter a saúde seriamente comprometida, apresentando maior risco de sofrer AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Sendo uma doença crônica, a hipertensão apresenta sintomatologia, quando já em fase avançada. Seus sintomas são: dor de cabeça, dor no peito, tontura, falta de ar, enjoo, visão turva, zumbido no ouvido, palpitação no peito e sangramento no nariz..

O tratamento tem o objetivo de manter a pressão estável, entre 12 por 8, Primeiro tenta-se o tratamento não medicamentoso, como mudança nos hábitos de vida, prática de exercícios físicos, redução no consumo de sal e de bebidas alcoólicas, controle de peso e de estresse. Se fazendo tudo isso, ainda não for suficiente, os medicamentos vão auxiliar no combate a hipertensão.

Mantenha uma alimentação saudável, como ingestão de frutas, alimentos integrais e com baixo teor de sódio, devem ser seguidos constantemente. Não fumar também é muito importante, o cigarro estreita o calibre das artérias, dificultando a circulação sanguínea. Exercícios físicos regulares, também ajudam a controlar a pressão.

Esquecemos com a correria do dia a dia de nos alimentar bem, buscar um médico para realizar o check-up anual e cuidar da nossa saúde, mas sabemos o quanto podemos fazer para nos prevenir. Procure um especialista para realizar o tratamento adequado.

Deixe seu comentário: