Dia Nacional do Combate à Asma

Categoria: Saúde
Data: 21/06/2017

O Dia Nacional do Combate à Asma, lembrado em 21 de junho, busca alertar sobre os cuidados para conviver com a doença. A asma costuma ser chamada de bronquite ou bronquite asmática. É uma doença pulmonar crônica em que ocorre inflamação das vias aéreas, que conduzem o ar para os pulmões. Isso provoca o estreitamento (broncospasmo) e edema dos brônquios (pequenos canais que conduzem ar aos pulmões), o que dificulta a livre passagem do ar. Pessoas de qualquer idade podem sofrer de asma, mas, a maioria dos casos é diagnosticada na infância e é comum a manifestação em membros de uma mesma família.

Causa
A asma é uma doença de causa multifatorial. Estão relacionados à ocorrência de asma fatores genéticos, ambientais, fumaça de cigarro, poeira doméstica e ácaros, ou desencadeantes, como infecções das vias respiratórias por vírus, medicamentos, entre outros. Pais fumantes levam a um aumento considerável da susceptibilidade nas crianças às crises asmáticas.

Principais sintomas
As crises de falta de ar são os sintomas mais comuns. Mas, problemas crônicos também indicam a doença, como tosse seca, cansaço, chiado e sensação de opressão no peito.

Tratamento
A asma não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamento. Ele pode ser preventivo ou para alívio imediato das crises, como os remédios em spray, também conhecidos como ” bombinhas”. Existem alternativas terapêuticas para o tratamento em longo prazo, como os corticóide inalatórios, fisioterapia respiratória e. em alguns casos, vacinas.

Para amenizar os sintomas e evitar as crises, são necessárias algumas medidas preventivas:
– ficar longe da fumaça de cigarro e da poluição;
– evitar ambientes com muita poeira e ácaros;
– não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;
– proteger-se das mudanças bruscas de temperatura;
– prevenir-se contra gripes e resfriados;
– praticar exercícios respiratórios, como natação e ioga.

Fonte: Ministério da Saúde, livro “A saúde de nossos filhos”, do Hospital Israelita Albert Einstein, site Drauzio Varella.