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Marmita Saudável

Categoria: Alimentação
Data: 07/07/2017
Por: Rede Clinica Popular

Nessa rotina corrida em que vivemos de trabalho/estudo/academia, pouco tempo (e dinheiro) sobra para termos uma alimentação adequada. Por isso a velha e boa marmita pode ser uma grande aliada no resgate à qualidade de vida e alimentação saudável. Então aqui vão algumas dicas para você montar uma marmita prática, saudável e economizar.

  • Escolha um recipiente de vidro, além de possuir menos compostos químicos liberados durante o aquecimento, também reduz o consumo de gordura pelo corpo.
  • Monte duas marmitas, uma apenas com a salada, contendo pelo menos um tipo de folha (alface, rúcula, couve, acelga) e mais dois legumes (cenoura, beterraba, chuchu, pepino). Capriche nas cores, quanto mais colorida, mais nutritiva será sua marmita.
  • A marmita quente deve ter um carboidrato, de preferência fonte de fibras, como o arroz integral, uma proteína animal de corte magro (patinho, frango sem pele, peixe ou ovo) e uma proteína vegetal como os grãos (feijão, lentilha, grão de bico).
  • Para economizar tempo, deixe pronto para a semana o arroz, o feijão e a salada lavada. Seque as folhas da salada e cubra com papel filme na geladeira para durar mais.
  • Evite as preparações fritas e empanadas, prefira grelhados, assados ou cozidos.

Se não houver lugar para aquecer sua marmita, monte saladas com os mesmos componentes da marmita quente que possam ser consumidos frios, como frango desfiado ou atum e para compor o carboidrato, use tabule, linhaça, aveia ou torradinhas integrais

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