Toxina botulínica (Botox)

Categoria: Beleza
Data: 02/08/2017
A toxina botulínica é uma substância obtida de uma bactéria chamada Clostridium botulínum, causadora da doença Botulismo. No entanto no produto a ser aplicado, esta bactéria encontra se atenuada. A toxina atua impedindo a contração dos músculos, através de um “enfraquecimento” muscular temporário ou promove a redução ou parada na produção de suor nos locais onde for injetada.
Indicada  para: a correção das rugas dinâmicas ou de expressão, provocadas pela contração muscular da mímica facial e cervical, que com o tempo, leva à formação de vincos e rugas estáticas (permanentes)  e também como tratamento da Hiperidrose (transpiração excessiva) em axilas, mãos e pés reduzindo consideravelmente a produção do suor pelas glândulas sudoríparas.
A aplicação da toxina é realizada pelo médico e pode ser feita no consultório. A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica  facial causadores das rugas ou nos lugares de transpiração.
A   maioria das pessoas relata que  a aplicação é perfeitamente suportável. Pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico, colocado  minutos antes do procedimento, para reduzir o desconforto.
Em geral os resultados são muito bons, e seu efeito é alcançado em 3 a 7 dias, porém dependendo da resposta orgânica de cada paciente pode ser necessário um retoque apos uma semana da aplicação.
Os efeitos colaterais são raros, mas pode ocorrer dor de cabeça leve e transitória logo após a aplicação e também pode ocorrer discreto edema (inchaço) ou formação de pequena equimose (mancha roxa) no local de uma ou outra picada da agulha. Ptose palpebral pode ocorrer em 1% dos casos, a qual melhora em aproximadamente 2 semanas, para evitar, o paciente não deve se deitar ou manipular o local da aplicação por um periodo de 4 horas apôs o procedimento.
O tratamento não é definitivo, pois o produto perde seu efeito apôs quatro a seis meses
Texto por  – Cirurgião Plástico – (Rede Clínica Taboão)