Noticia Blog

Cuidados que o homens devem ter com a pele

Categoria: Beleza
Data: 09/08/2017
Por: Rede Clinica Popular

A cultura de que os homens não precisam cuidar da beleza, estética e, principalmente, da pele ficou para trás. Não menos do que as mulheres, o sexo masculino também sofre com a desidratação, pele oleosa, pelos encravados, espinhas, envelhecimento e até problemas mais sérios, como o câncer de pele. No caso deles, é preciso ter cautela na hora de se barbear, pois o processo pode irritar a pele do rosto, lesioná-la e até causar problemas dermatológicos. O homem que busca por uma pele saudável, precisa ter uma boa alimentação, além de paciência e atenção diariamente. O médico Abdo Salomão, dermatologista e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, listou algumas dicas dos cuidados que os homens devem ter. Confira:

1. Cuidados diários com a pele

Os homens não devem usar FPS rotineiramente, creme noturno específico para cada tipo de pele e fazer os procedimentos dermatológicos, tais como, aplicação de toxina botulínica e preenchimento.

2. Diferenças entre a pele do homem e da mulher

Geralmente, a pele dos homens é mais grossa e mais resistente. A presença da barba que confere uma proteção adicional (é fácil perceber que a região da barba envelhece bem menos que os demais locais da face). Além disso, sofre menos influência dos hormônios, como ocorre nas mulheres. Por outro lado, a concentração de glândulas sebáceas é bem maior na região do nariz. Isso deixa a pele mais oleosa e favorece os poros abertos e a rosácea.

3. Cuidados ao fazer a barba

Sempre  deve-se usar um creme de barbear durante o feitio da barba. Além disso, a barba deve ser feita após o banho, com água morna, lâmina nova, de cima para baixo (ao contrário dos filmes de televisão), e sem apertar ou repassar. Após a barba, usar apenas uma loção de sua preferência, salvo nos casos em que se observa as foliculites (pelos encravados). Neste caso, o uso de cremes a base de peróxido de benzoíla se fazem necessários.

4. Pelos encravados

As chamadas “bolinhas vermelhas” são pelos que se encravam ou infeccionam. São chamados de foliculites. Não são todos homens que as possuem, em geral, negros e pacientes que possuem barba crespa. Isso ocorre pela forma de se barbear: e baixo para cima, sem creme de barbear, repassando vários vezes e apertando o barbeador contra a pele.

Há várias opções de tratamento, incluindo o laser. A nova plataforma Solon possui um sistema especialmente desenvolvido para esta finalidade. Produtos a base de peróxido de benzoíla e antibióticos tópicos são opções para acabar com os pelos no rosto. Existem os métodos tradicionais tais como os aparelhos que “arrancam” os bulbos pilares (as raízes), as ceras, pinças, mas sem dúvida o mais procurado é o laser, com alta performance e muito pouca dor.

Publicado por Marília Alencar.

Deixe seu comentário: