Noticia Blog

Benefícios da beterraba para saúde

Categoria: Alimentação
Data: 11/08/2017
Por: Rede Clinica Popular

A beterraba apresenta diversos benefícios para saúde, assim como a performance esportiva: uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology mostrou que esse tubérculo melhora em até 10% a performance físicaalém de ajudar na recuperação dos músculos. Esse efeito é devido ao fato desse alimento ser fonte de nitrato, nutriente percussor do óxido nítrico, substância que reduz a pressão arterial e reforça a resistência do organismo.

benefícios da beterraba

  • Devido a ação do óxido nítrico, pode ajudar na redução da pressão arterial;
  • Melhora o rendimento durante exercícios físicos;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Pode fornecer antioxidantes que previne o envelhecimento precoce;
  • Pode ajudar no controle do colesterol;
  • Mantém a saúde dos olhos e previne catarata;

A beterraba engorda?

Seria errado dizer que algum alimento que contém proteína, carboidrato e/ou gordura não engorda, cada um destes nutrientes fornece calorias. Então a pergunta correta seria… “a beterraba é um alimento calórico?”.

A resposta é NÃO. De forma geral, 100g de beterraba fornecem de 32 a 49 calorias aproximadamente. Calorias gastas facilmente, já que a média da recomendação calórica para a população é de 2000 calorias. Apesar das poucas calorias que fornece, a beterraba é rica em nutrientes que fazem muito bem à saúde como as vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de potássio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês.

Lembrando que mesmo com tantos benefícios, o consumo de qualquer alimento em excesso é contraindicado.

Beterraba tem ferro?

Sim, a beterraba contém ferro. Apesar de não serem quantidades tão significativas, a presença deste mineral acaba por prevenir a anemia. Além do ferro contém também uma boa quantidade de vitamina C, que ajuda na absorção do ferro, fazendo com que a prevenção da anemia fique mais efetiva.

Como consumir beterraba

 A beterraba pode ser consumida ralada e crua, pode ser feita cozida em água, cozida no vapor e até assada. Fazendo-a cozida em água parte dos nutrientes acabam sendo desperdiçados, sendo, portanto, melhor indicado o cozimento à vapor. Caso queira destacar um pouco o sabor adocicado da beterraba é aconselhável que esta seja feita assada.

Não existe um ponto certo, para o cozimento da beterraba, algumas pessoas gostam mais do legume mais durinho, outras pessoas preferem mais cozido. Vale ressaltar que quanto maior o tempo de cozimento, maior também será a perda de nutrientes.

Deixe seu comentário: