Noticia Blog

Perigo: refrigerante

Categoria: Alimentação
Data: 25/08/2017
Por: Rede Clinica Popular

O refrigerante é uma bebida consumida por pessoas de todas as idades em todo o mundo e de modo excessivo, é algo praticamente cultural. Mas a maioria desses consumidores não tem consciência dos inúmeros malefícios que esses produtos podem causar.

O seu consumo não precisa ser totalmente retirado, mas é fundamental que seja controlado, já que seus ingredientes não trazem benefícios a saúde, e sim algumas complicações a longo prazo.

do que é feito o refrigerante?

Em geral os refrigerantes são compostos de:

  • Açúcar
  • Acidulantes10
  • Antioxidantes
  • Conservantes
  • Edulcorantes
  • Dióxido de carbono

Com exceção do açúcar, os demais ingredientes são artificiais; e oferecem calorias vazias, ou seja, não têm vitaminas ou minerais, não trazem nenhum benefício a saúde, além de prejudicar o organismo se consumidos em excesso.

dependência de refrigerante existe?

Os compostos que adoçam os refrigerantes causam uma sensação de prazer no nosso cérebro, que o fazem sempre querer mais, tornando-se assim um vício para algumas pessoas.

açúcar no refrigerante

O açúcar é um dos ingredientes do refrigerante em maior quantidade, porém seus malefícios são grandes, ele afeta diversos órgãos do organismo, podendo causar sobrepeso, obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, entre outros.

consumo de refrigerante e obesidade

Ao longo dos anos, a população vem passando por diversas mudanças, e uma delas é em relação a sua saúde e alimentação.

Infelizmente algumas dessas mudanças não são positivas, pois houve um aumento no caso de obesidade no mundo, e um dos principais fatores é a má alimentação e a adoção de novos hábitos alimentares a rotina.

A substituição de água e sucos naturais, por refrigerantes, que deixaram de ser consumidos esporadicamente, como em festas ou finais de semana e passaram a ser algo diário, aumentaram os riscos de doenças e o sobrepeso/obesidade.

sódio no refrigerante

Que os refrigerantes são ricos em açúcar (o que aumenta o risco de diabetes e obesidade) todo mundo sabe, mas, especialmente nas versões zero, a quantidade de sódio nos refrigerantes é muito alta, isso gera grandes danos à saúde, como aumento da pressão arterial, e consequentemente, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, doenças renais, entre outros.

osteoporose causada pelo excessivo consumo de refrigerante

Diversos estudos têm demonstrado que o elevado consumo de refrigerantes está associado a fraturas e osteoporose, pois principalmente os refrigerantes a base de cola apresentam ácido fosfórico em suas composições, um composto químico que eleva a acidez do sangue, e tem que haver um equilíbrio no organismo, no qual ele não pode estar muito ácido, então para neutralizar essa ação de alguns composto do refrigerante no organismo, o corpo utiliza o cálcio dos ossos, sendo utilizado o cálcio em um processo extra do organismo, aumentando os riscos de osteoporose.

refrigerante x crianças

Um novo estudo do The Journal of Pediatrics mostrou que agressividade, problemas de atenção e isolamento estão associados com o consumo de refrigerantes em crianças. Além disso introduzir esse tipo de alimento muito cedo aumenta o risco de dependência, aumentam as chances de ter sobrepeso, obesidade e diabetes na infância.

 

Deixe seu comentário: