Noticia Blog

Colágeno e vitamina C os melhores para sua pele

Categoria: Beleza
Data: 30/08/2017
Por: Rede Clinica Popular

Além de ser o maior órgão do corpo humano, a pele é um tecido protetor responsável por diversas funções. A barreira cutânea que reveste o organismo protege das ameaças do meio ambiente, tem papel na regulação da temperatura corporal e funções sensoriais e metabólicas. Por isso, manter a integridade da pele é essencial para preservar a saúde e bem estar geral do indivíduo1.

Um componente fundamental para a pele é o colágeno, proteína fibrosa de origem animal. Quando o consumo de colágeno hidrolisado é associado à vitamina C (ácido ascórbico) os resultados podem ser ainda mais expressivos, pois esta vitamina é um fator de grande importância na síntese do colágeno qualitativamente e quantitativamente, além de ter ação antioxidante. O colágeno formado sem a presença da vitamina C não tem consistência adequada, pode piorar ou retardar a cicatrização e aumentar a fragilidade dos vasos sanguíneos2. Além disso, a vitamina C está envolvida em todas as fases de cicatrização de feridas e sua deficiência pode alterar a produção de colágeno e dificultará a cicatrização, sendo interessante a sua suplementação para suprir uma possível carência3.

combinação colágeno hidrolisado com vitamina c: benefícios

O tratamento combinado com colágeno e vitamina C é eficaz em casos de patologias relacionadas à idade da pele. A vitamina C também age como um intensificador de deposição de colágeno e tem potente efeito estimulante na produção de colágeno e elastina4.

O envelhecimento da superfície cutânea fica evidenciado pelo seu adelgaçamento (diminuição de espessura ) que está intimamente relacionado com a diminuição do teor de colágeno. Trabalhos in vitro demonstraram que a administração de colágeno e vitamina C corrige esse afinamento da pele causado por dano oxidativo e relacionado à idade5. “Com o passar dos anos, a produção de colágeno pelo nosso corpo diminui, trazendo a necessidade de suplementação para evitar que os sintomas da sua diminuição apareçam.” destaca a nutricionista Bruna Bellusci.

Dentre os principais benefícios da ingestão de colágeno hidrolisado comprovados pela ciência estão a melhoria da firmeza da pele, proteção dos danos das articulações, tratamento da osteoporose e prevenção do envelhecimento6. Para obter esses benefícios os suplementos de colágeno são importantes aliados. Estão disponíveis no mercado em pó e em cápsula, sendo que a segunda opção oferece mais praticidade, pois facilita a inclusão do suplemento no dia-a-dia e não tem sabor.

referências bibliográficas

  1. Costa A, Pires MC, Fabrício LHZ, Torloni LBO, Langen S, Botero EB. Estudo clínico multicêntrico para avaliação de segurança e eficácia clínica de um hidratante corporal à base de ceramidas, ômegas, glicerina, Imperata cilíndrica, erythritol e homarine. Surgical & Cosmetic Dermatology 2014, 6 (1).
  2. Telang PS. Vitamin C in dermatology. Indian Dermatol. Online J. 2013 Apr;4(2):143-6.
  3. Moores J. Vitamin C: a wound healing perspective. Br J Community Nurs. 2013 Dec;Suppl:S6, S8-11.
  4. Hinek A, Kim HJ, Wang Y, Wang A, Mitts TF. Sodium L-ascorbate enhances elastic fibers deposition by fibroblasts from normal and pathologic human skin. J Dermatol Sci. 2014 Sep;75(3):173-82.
  5. Shibuya S, Ozawa Y, Toda T, Watanabe K, Tometsuka C, Ogura T, Koyama YI, Shimizu T. Collagen peptide and vitamin C additively attenuate age-related skin atrophy in Sod1-deficient mice. Biosci Biotechnol Biochem. 2014 Jul;78(7):1212-1220.
  6. Zague V, Freitas V, Rosa MC, Castro GA, Jaeger RG, Machado-Santelli GM. Collagen hydrolysate intake increases skin collagen expression and suppresses matrix metalloproteinase 2 activity. J Med Food. 2011;14(6):618-24.

Deixe seu comentário: