Noticia Blog

Cortar o carboidrato é mesmo necessário para emagrecer?

Categoria: Alimentação
Data: 22/09/2017
Por: Rede Clinica Popular

O carboidrato é o principal fornecedor de energia para o corpo, ele é necessário para uma série de funções metabólicas e serve como combustível para o bom funcionamento do cérebro. Na falta dele o organismo utiliza outras fontes para repor essa energia perdida, como as proteínas (músculo) e gorduras.

Apesar da gordura ser “queimada” nessa restrição de carboidrato, ocorre também uma perda importante de massa magra, prejudicando assim o bom equilíbrio e funcionamento do metabolismo, já que músculo é importante para a queima e redução de massa gorda.

Mas então como as pessoas que cortam o carboidrato da dieta emagrecem?

O que ocorre é uma falsa sensação de perda de peso, já que o músculo está sendo usado como forma de combustível e ele pesa também, ou seja, não é um emagrecimento saudável.

O carboidrato por si só não é o culpado pelo excesso de peso. É verdade que consumimos demais no nosso cotidiano, o Brasil é um dos campeões da ingestão exagerada de açúcar e precisamos sim diminuir o consumo.

É necessário melhorar a qualidade dos carboidratos consumidos, que são os provenientes das frutas e cereais integrais. Tudo em excesso faz mal, mas restringir totalmente também não é o melhor caminho, porque não é fácil administrar este tipo de mudança para o resto da vida.

Inclua na alimentação mais frutas e legumes, varie os alimentos ao longo do seu dia, respeite os sinais de fome e saciedade, dê preferência aos alimentos in natura, e diminua o consumo dos ultra processados e beba sempre água, dessa forma estará no caminho para chegar ao seu peso saudável.

Pense na saúde e não no peso!

Deixe seu comentário: