Noticia Blog

Qual açúcar devo escolher?

Categoria: Alimentação
Data: 06/10/2017
Por: Rede Clinica Popular

Existem várias opções de açúcar nos mercados: cristal, refinado, mascavo, orgânico, frutose e light, o que gera muitas dúvidas na hora de escolher a melhor opção para o consumo. A diferença está, basicamente, no processo de refinação.

Refinado: é o açúcar branco comum. No processo de refinamento, alguns aditivos químicos são adicionados para dar a coloração branca. Nesse processo a maioria das vitaminas e sais minerais são perdidos.

Mascavo: é o açúcar em forma bruta, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Sem refinamento, são preservados o cálcio, o ferro e os sais minerais (fonte: drauziovarella.com.br).

Cristal: estão na forma de grânulos maiores e transparentes, mais difíceis de serem dissolvidos em água. Seu processo de refinamento é mais brando, mas mesmo assim 90% das vitaminas são retiradas. É mais utilizado em preparações culinárias.

Orgânico: não são utilizados ingredientes artificiais em sua composição. Assim como o mascavo, não passa pelo mesmo processo de refinação que o açúcar cristal e refinado, por isso também é mais escuro, mas mantém mais vitaminas. (fonte: drauziovarella.com.br).

Light: é uma mistura do açúcar refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, mas é preciso cuidado para não usar grandes quantidades e acabar perdendo o benefício das calorias a menos.

Frutose: é o açúcar extraído de frutas e do milho. Muito mais doce que os anteriores, esse tipo de açúcar, apesar de ser natural, tem menos vitaminas que os outros (fonte: drauziovarella.com.br).

Independente do açúcar escolhido, a quantidade consumida deve ser mínima, já que todos são altamente calóricos, sendo a diferença maior entre eles nos níveis de algumas vitaminas e minerais.

É importante ressaltar que nenhum desses açúcares deve ser consumido por diabéticos.

 

Deixe seu comentário: