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Alimentação da gestante

Categoria: Alimentação
Data: 13/10/2017
Por: Rede Clinica Popular

Na fase da gestação o cuidado deve ser redobrado com alimentação, já que não podem faltar nutrientes para mãe e nem para o bebê. Segue algumas dicas para esse período:

  • Alimente-se a cada 3 horas, sempre em pequenas porções – muitas horas em jejum é um dos fatores que aumentam o enjôo;
  • Evite alimentos gordurosos e temperos fortes – estes têm uma digestão mais lenta podendo sobrecarregar o estômago e provocar desconforto;
  • Não consuma álcool – além de prejudicar a formação do bebê, pode dificultar o trabalho do estômago;
  • Não abuse do café – além de atrapalhar o sono se consumido em quantidades elevadas, pode causar mais enjôo;
  • Adicionar limão na água ou em chás e beber durante o dia pode ajudar a diminuir as náuseas;
  • Coma alimentos ricos em carboidratos – arroz, macarrão, batata. Além de terem uma digestão fácil, fornecem energia e ajudam a controlar o enjôo;
  • Reduza o consumo de líquidos durante as refeições, isso pode dificultar a digestão;
  • Evite deitar após as refeições.
  • Consuma leite e derivados, pois é deles que vem o cálcio importante na formação dos ossos do bebê;
  • As proteínas, como carne, frango, peixe e ovo, tem papel fundamental no desenvolvimento fetal. Consuma sempre as fontes magras, como patinho, coxão duro, peito de frango, etc, que são fontes menos gordurosas
  • Lembre-se sempre: coma para dois e não por dois, e consulte um nutricionista para melhor acompanhamento dessa importante fase.

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